Consolidação de lançamentos

A consolidação de um lançamento consiste em converter um lançamento provisionado em um lançamento final.

De uma forma mais clara, podemos dizer que a consolidação serve para diferenciar lançamentos confirmados daqueles que ainda não o foram.

Muitos usuários lançam transações futuras, muitas vezes com valores esperados ou então transações que esperam ocorrer. Pode ser um cheque pré-datado, o recebimento de um valor em uma data futura, o agendamento do pagamento a um fornecedor, da conta de luz, do aluguel, ou qualquer outro compromisso futuro. A consolidação serve então para diferenciar estes lançamentos daqueles que ele já sabe que irão ocorrer ou ocorreram.

Abaixo, alguns exemplos na nossa solução:

  • FOP 453 – Lançamentos de Contas a Pagar

No lançamento das contas a pagar, existe duas formas (Consolidado e não Consolidado).

O Consolidado é quando não precisa de uma segunda conferencia, do lançamento de contas a pagar. Normalmente, este processo é usado quando o próprio operador já faz o lançamento e ele mesmo confere.

O Não Consolidado irá depender de uma segunda conferencia, onde o responsável pela conferência das contas a pagar, consolida o lançamento.

Ex: Gerente da loja, Encarregado contábil, Diretor, etc.

  • FOP 463 – Extrato Bancário e Caixa

No extrato financeiro tem a coluna do não consolidado, onde (clicando em cima dos lançamentos do não consolidado, podemos marcar uma a um, ou marcar todos conforme opção (clicar com o botão direito do mouse direito em cima lançamento e solicitando a opção “Conciliar”.

Depois de ter escolhido a opção de conciliar irá aparecer uma data e pode ser colocado a data da conciliação.

Na imagem acima, mostra o resultado da conciliação, onde no campo pagamento do lado direito mostra a fatura já consolidada na data escolhida pelo cliente.

Vale ressaltar que a consolidação pode ocorrer de várias formas, como por exemplo (dependendo de como o cliente configurar as contas):

à Consolidação de fechamento de caixa.

à Consolidação de Cartões

à Consolidação de Pagamentos de água e Luz

Fluxo de caixa

O caixa de toda empresa funciona do mesmo jeito: é dinheiro que entra e dinheiro que sai.

Porém, essa movimentação financeira acontece em prazos diferentes, o que pode deixar o empreendedor um pouco perdido na hora de fazer o controle financeiro.

O controle dessa movimentação é seu Fluxo de Caixa!

O Fluxo de Caixa é o relatório financeiro que visa apresentar as saídas e entradas de caixa de uma empresa em determinado período. Caixa, aqui, compreende a todo valor monetário disponível da empresa, seja em espécie ou em contas correntes em bancos.

O relatório permite verificar a capacidade de gerar caixa da empresa, bem como compreender sua evolução ao longo do tempo. É possível constatar quais os dias em que há maior concentração de saídas, por exemplo, e, com isso, mudar políticas de prazo com fornecedores a fim de balancear o fluxo de saídas.

Além disso, nosso Fluxo de Caixa pode ser projetado, ou seja, baseado em dados passados e em lançamentos provisionados, é possível estimar recebimentos e pagamentos a curto prazo. Assim, pode-se prever uma eventual necessidade de caixa e se prepara para tanto.

Para começar, veja um exemplo:

Sua empresa vendeu bastante, só que o primeiro recebimento será daqui a 60 dias. As contas de água, luz, telefone e aluguel vencem daqui a 30 dias.

Perceba que será necessário pagar os seus fornecedores antes de receber dos seus clientes. Para resolver este problema, pode-se fazer a venda à vista para outros clientes, recorrer a empréstimos ou pagar a multa por tempo de atraso.

Esta matemática fica bem mais fácil quando se usa o fluxo de caixa.

                                Abaixo, algumas vantagens do fluxo de caixa:

  • Acompanhar a saúde financeira da sua empresa;
  • Projeções para necessidade de ajustes do preço de venda;
  • Análise da possibilidade de realizar promoções e liquidações;
  • Assertividade para acompanhamento de recursos financeiros;
  • Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
  • Antecipar decisões a fim de se planejar em caso de falta ou sobra de dinheiro;
  • Descobrir se a empresa está trabalhando no verde ou no vermelho e entender o real funcionamento do caixa;

Centro de custos

O Centro de Custo é uma forma de fragmentar uma empresa em diversos departamentos com o objetivo de conhecer o custo para manter cada um destes. Todos os custos da empresa serão, portanto, atribuídos a um departamento.

No entanto, toda empresa possui custos ou despesas que não podem ser atribuídos a um único departamento, os chamados custos indiretos, como a despesa com energia elétrica de um Supermercado. Para estes, é possível realizar um rateio a fim de distribuir uma parcela do custo indireto para cada departamento, conforme critérios a serem definidos pelos gestores, como o de metro quadrado ou o de consumo em kWh de cada departamento.

O centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.

Um centro de custos também pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio.

Ele serve para deixar os diversos setores de uma empresa com mais autonomia, fragmentando-a em diversos pequenos setores, e estes serão responsáveis tanto pela geração de receitas quando pela aplicação dos recursos em despesas. Por isso, a denominação de centro de custo.

Multilojas

O ERP Super permite que a comunicação entre lojas de um mesmo grupo possa ocorrer em tempo real, permitindo assim, o gerenciamento e controle das informações em qualquer loja, tornando a informação disponível em qualquer uma delas.

É quando o cliente tem mais de uma loja no caso uma Matriz e uma ou mais Filiais onde as filias se sincronizam com a Matriz para ter os dados atualizados conforme configurações, podem ser sincronizados cadastros de produtos (com preços e custos iguais ou diferentes), cadastros de fornecedores, cadastros de clientes, pedidos de compras, financeiro, com contas a pagar e o contas a receber de clientes.

Assim na sincronização de produtos, o mercadista pode dar entrada de produtos em uma única loja ou centralizar a formação de preços e promoções, cadastro de novos produtos, ajustando assim as tributações para o não erro de alterações incorretas. Lembrando que também pode sincronizar somente o cadastro e fazer com que cada loja trabalhe com seu preço conforme margem e preço de compra, facilitando assim o controle de produtos.

Isso também acontece com os cadastros de fornecedor e cliente, podendo ser sincronizados entres as lojas ou cada loja ter seu cadastro, sendo que no cadastro de clientes, o mesmo sendo cadastrado e sincronizados com outras lojas ele pode ter opção de comprar no convênio em qualquer umas das lojas ou ter cadastro de cheque em qualquer loja da rede facilitando assim o controle de seus clientes.

E no Financeiro, sincronizado, o gestor da loja pode de qualquer lugar ter o controle do fluxo financeiro, o que cada empresa está gastando, pagando e lucrando sem precisar se deslocar para acompanhar o andamento financeiro da empresa, tendo assim, um total controle de suas empresas.

Assim, as telas de lançamentos e relatórios tem a aba empresa onde podemos mudar para a que desejamos verificar algum relatório ou fazer também algum tipo de lançamento.

Segue algumas telas com opção

O cadastro de produtos com a aba loja onde aparecerá as filiais com seus estoques e valores conforme a configuração que foi solicitada de valores e preços.

Logo a baixo relatórios de vendas, entrada de produtos e DRE.

Operações financeiras

As operações financeiras, de uma forma geral, visam a gerar recursos financeiros para a empresa.

São operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros.

  • Aplicações Financeiras
  • Empréstimos Bancários
  • Entrada de notas de Fornecedores
  • Despesas
  • Perdas

Adiante será explicado sobre o cadastro de operações na nossa solução.

Plano de contas

Falando do plano de contas contábil, é uma forma de identificar as contas da empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas.

Essas classificações são essenciais para que os responsáveis pela contabilidade sejam capazes de fazer os relatórios financeiros obrigatórios, como o Balanço Patrimonial e o DRE.

Sendo um requisito contábil, ele precisa ser elaborado conforme as regras previstas na lei nº 6.404/76.

Em resumo, podemos dizer, então, que o plano de contas contábil é a classificação e categorização das informações que serão utilizadas nos documentos obrigatórios.

Ele deve ser elaborado de acordo com os princípios da Contabilidade, atendendo, também, o que diz a lei citada acima.

O responsável pela contabilidade da sua empresa precisa preparar inúmeras documentações, relatórios e controles sobre as movimentações financeiras do negócio. Para isso, ele precisa agrupar as entradas e saídas, considerando a estrutura legal exigida. Assim, é fácil identificar todas as contas que envolvem a operação.

Para que ele possa fazer isso de forma otimizada, e, também, para que sua empresa sempre siga o mesmo modelo, independente da pessoa responsável, o segredo é padronizar.

Em seguida, você precisa criar códigos para identificar todos os níveis. Como um sumário de um trabalho de conclusão de curso, sabe?

Por exemplo, a categoria vai ser número 1. Uma conta, 1.1. Uma subconta, 1.1.1. E assim por diante… Dessa forma, você cria uma lógica de códigos para cada tipo de conta e subconta. Esses números precisam ser utilizados junto às descrições das contas em todos os momentos, sempre da mesma maneira que foi considerado no plano de contas

Com isto, você já tem seu plano padronizado como se deve!

Tipo da Conta

Nesta tela conseguimos fazer o cadastro do tipo da conta do plano de conta. Normalmente, já é pré-definido no sistema alguns tipos de conta para os planos de contas conforme imagem abaixo.  Este cadastro ajuda no relatório da DRE, servindo como um filtro dos lançamentos e dos relatórios e despesas no plano de conta.

Com a tecla F10 consegue verificar os Tipos da Conta cadastrados, caso haja necessidade de criar mais alguma é bem simples. No campo “código” aperte o ENTER e coloque a descrição desejada. Após isso deixar clicado em ATIVO e HABILITAR DRE, caso as despesas da conta cadastrada vai ser usada no DRE ou não.

  • FOP 446 TIPO DA CONTA PLANO DE CONTA

Natureza da operação (CFOP)

Este Fop (Fop86 – Manutenção Natureza de Operação) tem por objetivo efetuar a manutenção dos cadastros de CFOP – Classificação Fiscal de Operações que serão utilizados no sistema para entrada de documentos fiscais e emissão de documentos fiscais.

CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. Trata-se de um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.

É através do CFOP que é definido se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos. O código deve obrigatoriamente ser indicado em todos os documentos fiscais da empresa, como por exemplo, notas fiscais, conhecimentos de transportes, livros fiscais, e outros exigidos por lei, quando das entradas e saídas de mercadorias e bens e da aquisição de serviços.

Cada código é composto por quatro dígitos, sendo que através do primeiro dígito é possível identificar qual o tipo de operação, se entrada ou saída de mercadorias, dentro ou fora do estado:

Entradas:

1000 – Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Estado.

2000 – Entrada e/ou Aquisições de Serviços de outros Estados.

3000 – Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Exterior.

Exemplos:

Saídas:

5000 – Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado.

6000 – Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados.

7000 – Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior.

Para cadastro são necessárias as seguintes informações conforme imagem abaixo:

Campo Código: Neste campo será informa o código Cfop (conforme regra estabelecida pelo Confaz), a ser feita a manutenções, fazer a digitação sem ponto, (quando cadastrado o sistema retornara as informações, teclar F10 para consulta, para manutenção, quando não cadastrados os campos seguintes ficarão em branco.

Campo descrição: Descrever de uma forma resumido o nome relacionado ao código do Cfop informado.

Exemplos:

Descrição por legislação

CFOP 5405 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído

Neste caso deverá ser abreviado a descrição para emissão nos documentos fiscais.

Podendo ficar “Venda mercadoria ST “

Campo Tipo de Nota: Esta informação visa estabelecer regra em qual função do sistema será utilizado este Cfop temos:

Devolução de cliente: Conforme regra cfop devolução de cliente, informando o tipo nota devolução de cliente este cfop estará habilitado nas telas de devolução de clientes e para emissão nota fiscal tipo Devolução clientes

Devolução Fornecedor: Conforme regra cfop devolução à fornecedor, informando o tipo nota devolução de fornecedor este cfop estará habilitado nas telas de devolução à fornecedor e para emissão nota fiscal tipo Devolução a fornecedor

Entrada: Conforme regra cfop Entrada, informando o tipo Entrada este cfop estará habilitado nas telas de Entrada de mercadorias e para emissão nota fiscal tipo Entradas.

Funrural: Conforme regra cfop, informando o tipo Funrural este cfop estará habilitado para emissão nota fiscal de contra nota de produtor rural.

Imobilizado: Conforme regra cfop, informando o tipo Imobilizado este cfop estará habilitado para emissão nota fiscal tipo imobilizado

Saída: Conforme regra cfop, informando o tipo Saída este cfop estará habilitado para emissão nota fiscal tipo Saída.

Contrapartida: Este campo tem por objetivo fazer a correlação entre os Cfops, para entrada de mercadorias e devolução à fornecedores.

Exemplo:

Quando fornecedor envia uma nota fiscal para o cliente, com este campo preenchido na hora do cliente efetuar a sua entrada da mercadoria no Fop24 – Entrada de produto o sistema ira converter para o cfop correto de entrada.

Podemos citar o Cfop 5405, fornecedor envia sua nota com este cfop na hora da entrada o sistema irá fazer a conversão para o cfop de entrada 1403.

Natureza de crédito. Este campo tem por objetivo informar o credito da natureza de credito para geração do arquivo fiscal Sped Contribuições (Pis e Cofins).

Temos:

01 – Aquisição de vendas para revenda: utilizado para Cfops de compras de mercadorias para revenda temos como exemplo os cfops 1102 2102 1403 2403 etc…

02 – Aquisição de Bens utilizados como Insumo: Utilizado para Cfops de bens utilizados como insumos, temos como exemplo os cfop 1101 2101 1556 2556 etc..

03 – Aquisição de serviços utilizados como insumo: Utilizado para Cfops de compra de serviços, temos como exemplo os cfop 1933 e 2933.

04 – Energia elétrica: Utilizado para Cfops de compra de serviços, de energia, temos como exemplo os cfop 1252 2252 1253 2253.

Campos observações: Destinado a observações de regras tributarias para o Cfop, podemos citar como exemplo para o Cfop 5915 remessa para conserto, onde no estado de São Paulo a não incidência de imposto e determinado pela seguinte lei:

 “Não incidência de ICMS conforme do artigo 7º, caput, IX do RICMS/2000-SP”

Devolução cliente: Este campo tem por objetivo fazer a correlação entre os Cfops de devolução de cliente

Exemplo:

Quando da geração de uma devolução de cliente pelo fop devolução de cliente e emissão de nota tipo devolução de cliente, com este campo preenchido na hora de efetuar a devolução o sistema fara a conversão para o cfop correto para devolução.

Podemos citar o Cfop 5405, na emissão da devolução fara a conversão para o cfop de devolução de cliente 1411.

Transferência para deposito usar tributação do produto.. Para caso específico quando solicitado pelo cliente, quando marcado o sistema não fará a emissão dos valores de icms na nota fiscal. (Caso raro)

Conta Bancária e Caixa

Neste tópico estaremos falando sobre o FOP449 – CONTA BANCARIA E CAIXA.

Esta tela tem a funcionalidade de cadastrarmos todas contas bancárias e de caixa que iremos utilizar para o controle financeiro.

Para acessarmos a tela devemos ir no menu super\financeiro\configurações\[FOP449] – Conta Bancaria e Caixa

Após a execução do menu nos depararemos com a tabela abaixo.

Para realizar um novo cadastro deve apertar a tecla [ENTER] com o cursor sobre o campo código.

Após isso vai ser liberado os campos para preenchermos:

Descrição – colocar uma descrição que seja de fácil identificação para qualquer usuário que necessite trabalhar com o financeiro.

Ex: uma conta para o banco do Brasil

Descrição – Banco do Brasil AG: 111 Conta 432.

Fazendo dessa forma fica de fácil entendimento pois pode se ter uma ou mais conta do banco do brasil.

A imagem abaixo exemplifica de forma mais fácil:

Plano de conta – Neste campo devemos inserir um plano de conta que já deve estar pré cadastrada, para escolhermos um plano de conta devemos clicar dentro da caixa e apertar a tecla [F10] e informar o plano de conta desejado ou se souber o número do plano de conta e só informar de apertar a tecla [ENTER].

A imagem abaixo exibe a tela que abre ao apertar a tecla [F10]:

Plano de conta Aplicação – Neste campo devemos inserir um plano de conta que já deve estar pré cadastrado, esse campo deve ser preenchido quando temos uma aplicação bancaria ligada a conta do banco.

Ex: no Banco do Brasil eu tenho uma determinada conta corrente e nessa conta eu tenho uma aplicação bancaria um valor que fica separado da conta corrente.

Tipo da conta – Neste campo iremos nos deparar com uma lista para escolhermos uma opção.

Opção: conta corrente – escolhemos quando nos referimos ao uma conta corrente bancaria.

Opção: conta poupança – escolhemos quando nos referíamos a uma conta poupança bancaria.

Opção: conta garantida – Conta garantida e uma conta paralela a conta corrente tem a função alternativa para que as empresas façam um credito rotativo, paguem suas dívidas e, por consequências consigam impulsionar seu capital de giro.

Opção caixa – geralmente escolhemos quando nos referimos a contas do caixa interno da empresa, tipo caixa geral, cheques recebidos, convênios e etc.

Opção exibir no extrato – Se marcarmos esse caixa significa que essa conta irá aparecer no extrato financeiro [FOP463].

Se na opção tipo da conta escolhermos, [CONTA CORRENTE] ou [CONTA POUPANCA] ou [CONTA GARANTIDA] o sistema ira exibir mais uma opção onde podemos informar o banco e a conta bancária, o banco deve estar previamente cadastrado.

Opção Banco – podemos selecionar o banco através da tecla [F10] onde irá abrir a tela para pesquisarmos o banco por nome ou digitar o código do baco se soubermos.

Após selecionarmos o banco devemos informar os dados nos campos [AGENCIA] e [NUMERO DA CONTA].

Opção imprimir contra vale: Se marcarmos essa opção significa que essa conta permite que seja emitido contra vale.

Opção receber cheque de terceiro: Se marcarmos essa opção significa que essa conta pode receber cheques de terceiros.

Opção Ativo: Se estiver marcada essa opção essa conta poderá ser vista em todos os relatórios e inserir informações nela, e estiver desmarcada não poderá fazer inserções, correções e nem aparecerá nos relatórios.

Plano de Contas

O Plano de Contas é constituído pelo conjunto de contas e procedimentos sobre a utilização das contas integrantes do sistema contábil da entidade.

Para fazer os cadastros das contas necessárias deve ser utilizado o FOP448 – Plano de Conta que pode ser encontrado no Menu Super, conforme ilustrado na figura abaixo.

Para fazer o cadastro dos planos, siga os passos a seguir, sempre observando os níveis.

Com o campo código (1) selecionado, tecle enter para habilitar um novo registro, em seguida tecle enter novamente para habilitar o campo classificação (3), nesse campo, preencha com valores numéricos seguindo o padrão de classificação. Cada ponto representa um nível de classificação, do primeiro até o quinto.

Após preencher com o valor desejado, tecle enter novamente para habilitar o campo descrição (4), nele é necessário digitar a descrição do plano, observando também os padrões.

Em seguida, tecle enter novamente para mover o foco para os botões de ação (5), pressione gravar, para finalizar o cadastro ou cancelar para limpar a tela. Note que é gerado um registro único para o plano e o campo data processo(2) é preenchido, informando quando o  cadastro foi feito.

Nesta tela também é possível alterar um registro existente ou mesmo excluí-lo.

Para alterar ou excluir um registro existente, com o foco no campo registro é possível informar um código de plano e teclar enter  para habilitar a Exclusão/alteração do registro.

Caso não tenha o código do registro, ainda com o foco no campo código, é possível pressionar a tecla F10 para abrir a tela de pesquisa, onde é possível listar os planos e filtrá-los por descrição, conforme é mostrado na tela acima.
Para buscar um plano de conta pela descrição, por exemplo, digite o texto referente à mesma e clique em Buscar (1).

Outra opção de filtro, é a caixa de seleção Retornar Inativos (3), que habilita os planos excluídos.

Por fim, é possível imprimir o resultado da pesquisa usando o botão Imprimir (2).