Plano de Contas

O Plano de Contas é constituído pelo conjunto de contas e procedimentos sobre a utilização das contas integrantes do sistema contábil da entidade.

Para fazer os cadastros das contas necessárias deve ser utilizado o FOP448 – Plano de Conta que pode ser encontrado no Menu Super, conforme ilustrado na figura abaixo.

Para fazer o cadastro dos planos, siga os passos a seguir, sempre observando os níveis.

Com o campo código (1) selecionado, tecle enter para habilitar um novo registro, em seguida tecle enter novamente para habilitar o campo classificação (3), nesse campo, preencha com valores numéricos seguindo o padrão de classificação. Cada ponto representa um nível de classificação, do primeiro até o quinto.

Após preencher com o valor desejado, tecle enter novamente para habilitar o campo descrição (4), nele é necessário digitar a descrição do plano, observando também os padrões.

Em seguida, tecle enter novamente para mover o foco para os botões de ação (5), pressione gravar, para finalizar o cadastro ou cancelar para limpar a tela. Note que é gerado um registro único para o plano e o campo data processo(2) é preenchido, informando quando o  cadastro foi feito.

Nesta tela também é possível alterar um registro existente ou mesmo excluí-lo.

Para alterar ou excluir um registro existente, com o foco no campo registro é possível informar um código de plano e teclar enter  para habilitar a Exclusão/alteração do registro.

Caso não tenha o código do registro, ainda com o foco no campo código, é possível pressionar a tecla F10 para abrir a tela de pesquisa, onde é possível listar os planos e filtrá-los por descrição, conforme é mostrado na tela acima.
Para buscar um plano de conta pela descrição, por exemplo, digite o texto referente à mesma e clique em Buscar (1).

Outra opção de filtro, é a caixa de seleção Retornar Inativos (3), que habilita os planos excluídos.

Por fim, é possível imprimir o resultado da pesquisa usando o botão Imprimir (2).

Post Anterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *