Consolidação de lançamentos

A consolidação de um lançamento consiste em converter um lançamento provisionado em um lançamento final.

De uma forma mais clara, podemos dizer que a consolidação serve para diferenciar lançamentos confirmados daqueles que ainda não o foram.

Muitos usuários lançam transações futuras, muitas vezes com valores esperados ou então transações que esperam ocorrer. Pode ser um cheque pré-datado, o recebimento de um valor em uma data futura, o agendamento do pagamento a um fornecedor, da conta de luz, do aluguel, ou qualquer outro compromisso futuro. A consolidação serve então para diferenciar estes lançamentos daqueles que ele já sabe que irão ocorrer ou ocorreram.

Abaixo, alguns exemplos na nossa solução:

  • FOP 453 – Lançamentos de Contas a Pagar

No lançamento das contas a pagar, existe duas formas (Consolidado e não Consolidado).

O Consolidado é quando não precisa de uma segunda conferencia, do lançamento de contas a pagar. Normalmente, este processo é usado quando o próprio operador já faz o lançamento e ele mesmo confere.

O Não Consolidado irá depender de uma segunda conferencia, onde o responsável pela conferência das contas a pagar, consolida o lançamento.

Ex: Gerente da loja, Encarregado contábil, Diretor, etc.

  • FOP 463 – Extrato Bancário e Caixa

No extrato financeiro tem a coluna do não consolidado, onde (clicando em cima dos lançamentos do não consolidado, podemos marcar uma a um, ou marcar todos conforme opção (clicar com o botão direito do mouse direito em cima lançamento e solicitando a opção “Conciliar”.

Depois de ter escolhido a opção de conciliar irá aparecer uma data e pode ser colocado a data da conciliação.

Na imagem acima, mostra o resultado da conciliação, onde no campo pagamento do lado direito mostra a fatura já consolidada na data escolhida pelo cliente.

Vale ressaltar que a consolidação pode ocorrer de várias formas, como por exemplo (dependendo de como o cliente configurar as contas):

à Consolidação de fechamento de caixa.

à Consolidação de Cartões

à Consolidação de Pagamentos de água e Luz

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *