
16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
Em meio à pandemia de covid-19, os consumidores brasileiros se dizem seletivos nas compras, e quase um terço se sente sobrecarregado financeiramente. Os dados são de um estudo da consultoria KPMG obtido com exclusividade pelo Estadão/Broadcast.
O levantamento, que trata sobre o perfil de consumo em vários países ao longo da pandemia, mostra que 48% dos brasileiros estão mais seletivos em todas as compras, e 20% interromperam qualquer compra que não seja essencial. Uma fatia de 15% dos consumidores brasileiros se disse tão pressionada financeiramente que está lutando para pagar ao menos as compras essenciais.
“A gente está tendo um novembro inteiro de promoções. Você vê promoções bastante agressivas. O varejo tem sido movido muito a desconto, promoção e cashback (programas de reembolso), justamente para tentar incentivar esse consumo do que seria esse material não essencial”, disse Fernando Gambôa, sócio-lider de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.
Em meio à crise provocada pela pandemia, 30% dos consumidores se sentem sobrecarregados financeiramente e 26% se declaram numa situação financeiramente delicada.
Entre os entrevistados pela KPMG, 13% tinham renda familiar acima de R$ 10 mil, 23% entre R$ 4.500 e R$ 10 mil, 22% entre R$ 3 mil e R$ 4.500, 19% entre R$ 2 mil e R$ 3 mil; 18% abaixo de R$ 1.999 e 5% não informaram a renda.
“Infelizmente, a nossa região vive intensamente momentos de instabilidade. Além da instabilidade política tremenda na maior parte dos países aqui de baixo (América do Sul), a gente tem uma instabilidade financeira. Então, esse público que a gente está falando nesse momento no Brasil são pessoas que estão sob estresse financeiro. Porque eles conhecem alguém que perdeu o emprego, ou eles têm risco de perder o emprego, tiveram diminuição da renda familiar. Todos esses componentes fazem com que esta população consuma aquilo que é essencial. Continua com a sua vida, mas está olhando para preço. Essa é uma conclusão da pesquisa que acho que está muito presente no varejo brasileiro”, apontou Gambôa.
O levantamento ouviu mais de 75 mil consumidores em 12 mercados em todo o mundo, de maio a setembro, para determinar como a evolução da covid-19 está afetando o perfil do consumo e de que forma isso afeta os varejistas.
“O preço continua sendo um fator determinante de compra. Quando a gente vai olhar os principais fatores de compra, a segurança pessoal (em relação à covid-19) está como um dos três principais, mas, para a nossa região, o preço e o custo x benefício vão sendo muito importantes”, disse Gambôa.
Quanto às motivações para manter as compras pela internet, 52% afirmaram achar uma forma de consumo muito mais segura e 48% declararam que era mais rápida.
Fonte: https://newtrade.com.br/economia/com-pandema-48-dos-consumidores-estao-mais-seletivos-nas-compras/
16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
15 | 08 | 2016
25° EDIÇÃO DA NEWSLETTER E GESTORA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL !
Saiba quais são os princípios de como ter uma gestão de categorias, na 25º edição da newsletter E GESTORA, e mais na coluna de dica com o consultor Frederico Go...
15 | 05 | 2017
34º Edição da Newsletter E GESTORA já está disponível!
Uma boa gestão fiscal e tributária impactam diretamente nos resultados da empresa, e para auxilia-lo a E GESTORA está inovando no Módulo Fiscal com o projeto Gr...
24 | 04 | 2017
E GESTORA investe em capacitação dos colaboradores para obter melhorias e resultados consistentes
Todo mês a empresa promove a ação INTER E GESTORA, um programa de interação entre os departamentos com o propósito de garantir o êxito das tarefas e a qualifica...
19 | 04 | 2021
Mas, qual é a importância da cloud para as empresas e o que esperar para o futuro?
É notório que muitas empresas precisaram se adaptar ao novo cenário, devido aos desdobramentos que o COVID-19 trouxe não só para as organizações, mas també...