Modernizando a gestão nas organizações

Nas últimas décadas a tecnologia da Informação inovou o mundo dos negócios e, para uma empresa ter um diferencial no mercado, ela deve acompanhar esta inovação.

O termo informação é inevitavelmente correlacionado à tecnologia, à velocidade e à amplitude. Com o desenvolvimento das tecnologias para o aperfeiçoamento das telecomunicações , o tempo e o espaço estão cada vez mais próximos. O tempo tornou-se real para a aquisição de esclarecimentos no momento em que os fatos estão acontecendo ou sendo veiculados.

No contexto organizacional, a TI é mais específica, conquistando valor estratégico. Ela é entendida como um composto de processos, materiais e ferramentas do conhecimento técnico e científico utilizados pelas empresas para maximizar resultados, aumentar a produção, potencializar e capacitar a gestão administrativa. Pode-se utilizar de maneira abrangente pacotes de dados, de diversas tipologias, oriundos de diversas fontes, obtidos por diversos métodos, que após um processo sistematizado de tratamento, organização, manipulação e alterações quantitativas ou qualitativas resultam em informações que auxiliam nos processos decisórios.

A Tecnologia da Informação auxilia as empresas interligando várias áreas com banco de dados diversos, processando transações e atendendo necessidades organizacionais e individuais de forma rápida, personalizada e segura.

Na Era da Informação as perspectivas estão em constantes mudanças, e as empresas também mudam, e estas alterações estão ligadas ao crescimento global. A nova realidade ocasionou alterações no tratamento das informações. Os modelos tradicionais de armazenamento de informação por meio de papel e pastas específicas podem ser eficazes, mas também podem provocar uma sucessão de problemas a longo prazo, tais como: ocupação de espaço físico, manuseio de grandes volumes de informação e dificuldade de recuperação das informações.

A sobrevivência das empresas está relacionada à sua capacidade de captar, absorver e responder às demandas requeridas pelo ambiente. A nova realidade provoca uma reorganização intensa na sociedade, gerando modificações nas organizações.

Atualmente, grandes investimentos têm sido realizados na área de tecnologia da informação pelas empresas buscando definir e expor suas estratégias visando aperfeiçoar a aplicação de seus recursos, reduzir problemas e aprimorar o atendimento ao cliente. A gestão da TI deve vislumbrar não apenas o contexto interno da organização, mas principalmente o ambiente externo, que diferencia a qualidade dos produtos/serviços oferecidos.

Os administradores buscam ampliar seu conhecimento sobre a relação que existe entre o uso da tecnologia e a sua efetiva contribuição nos resultados da organização. É imprescindível que os planejamentos empresariais e tecnológicos estejam integrados, coerentes e em sinergia com as estratégias empresariais, principalmente quando forem utilizados como uma ferramenta de gestão.

 

Fonte: www.administradores.com.br

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