Contas a receber

Já vimos que as contas a pagar são aqueles compromissos que sua empresa assumiu com os fornecedores. As contas a receber, ao contrário, são as obrigações que pessoas ou outras empresas assumiram com a sua empresa.

Oferecer pagamentos a prazo pode ser um grande atrativo para conquistar novos clientes. As pessoas são atraídas pela possibilidade de comprar e pagar depois.

Portanto, contas a receber são os valores que a empresa tem a receber de seus clientes. O conceito de contas a receber acaba sendo bem simples: trata-se das entradas de dinheiro que vão compor o caixa da sua empresa.

       Atrasos no pagamento e inadimplência são problemas comuns nas empresas, e se não forem bem tratados, podem gerar prejuízos financeiros e desgaste no relacionamento com os clientes.

O conceito de contas a receber é bem simples: trata-se das entradas de dinheiro que vão compor o caixa da sua empresa.

Para que serve o controle das contas a receber?

Controlar os gastos da sua empresa é fundamental para manter a competitividade e também a qualidade nos produtos e serviços oferecidos. Para não se perder nas contas e fazer o correto fechamento de caixa, nada melhor do que sempre ficar de olho nas entradas e saídas, avaliando o que é importante ou mais urgente.

Ao realizar um controle orçamentário adequado, pode-se evitar muitos erros, principalmente nas tomadas de decisões. Entre eles, podemos citar a correta precificação dos seus produtos ou serviços, a cobrança dos inadimplentes de uma maneira eficiente e assertiva, sem falar no auxílio na elaboração de estratégias que estimulem os clientes a pagar antecipadamente.

Por que o controle das contas a receber é importante?

Os empreendedores que realizam um controle das contas a receber conseguem melhorar a gestão do negócio.

Assim, é possível realizar previsões financeiras que possibilitem negociações com instituições financeiras, com colaboradores, com fornecedores e, principalmente, haverá um indicativo sobre o padrão dos clientes. Com os dados organizados, o empreendedor saberá quem são os consumidores considerados bons pagadores e os que geralmente entram na fila da inadimplência.

Ainda, com o correto controle das contas a receber, é possível adotar medidas que auxiliarão nas cobranças, agilizando o recebimento dos valores em atrasos. Ou seja, quanto mais rápido ocorrer a recuperação, menor será o prejuízo na contabilidade. Além disso, existem muitas outras vantagens, tais como:

  • Melhora a gestão dos pagamentos;
  • Indica os bons e maus pagadores;
  • Auxilia na visualização da necessidade de caixa para os próximos meses;
  • Atualiza o fluxo de caixa;
  • Antecipa momentos de crise financeira;
  • Agiliza as cobranças administrativas e judiciais.

Como você pôde perceber, o controle das contas a receber é essencial na gestão de qualquer negócio.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *